Uma pessoa analisando um relatório de finanças de uma empresa de software

Muitos empreendedores acham que para manter as finanças da sua empresa organizada basta apenas calcular os lucros, gastos e impostos. Essa é uma visão curta de gestão financeira e que pode levar a uma situação de caixa negativo, ou seja, sem dinheiro para honrar os compromissos. Por isso, neste post queremos te falar como organizar as finanças da sua empresa de software por meio do fluxo de caixa. Para isso, vamos explicar o que são fluxo de caixa e controle financeiro; mostrar qual é a importância dos fluxos de caixa para a gestão financeira da sua startup; além de como monitorar o fluxo de caixa no dia a dia.

Saiba como organizar, gerenciar e controlar as finanças da sua empresa de software, por meio das 3 etapas da gestão financeira.

As empresas de software, como outras áreas que possuem um grande volume de dados e informações estratégicas, precisam ter controle sobre suas finanças. Sendo assim, esse controle é necessário para manter o equilíbrio dos negócios da empresa. Além disso, o planejamento financeiro é um processo de planejamento que envolve o orçamento e a execução das despesas e receitas do negócio. Isto é parte do processo no qual os gestores financeiros definem as metas das finanças corporativas para os próximos períodos (anos). Esses planos podem incluir objetivos financeiros e outros objetivos (como lucro) por setor da empresa. Os relatórios financeiros são documentos escritos que explicam dados registrados nas contabilidades do negócio – essencialmente relatando como as operações foram realizadas durante uma determinada época contábil de tempo: anual, semestral ou mensalmente – e seus resultados no final dessa época.

O que são fluxo de caixa e controle financeiro.

O fluxo de caixa é um registro de todas as receitas e despesas de uma empresa. Controlar o fluxo de caixa é acompanhar todo o caixa da empresa. Ou seja, como se fosse um espelho do extrato do seu bancário, porém, com mais detalhes dos seus gastos ou recebimentos, e não somente “pix enviado” ou “pix recebido”. é preciso classificar cada pix recebido ou enviado de acordo com o tipo de gasto ou tipo de recebimento (se pagamento de fatura de cliente em aberto ou venda a vista).

A importância dos fluxos de caixa para a gestão financeira de uma empresa.

Você já deve ter escutado falar da importância dos fluxos de caixa para acompanhar a saúde da sua empresa, mas ainda não sabe o que isso significa? Então, seus clientes pagam comissões e mensalidades, e você precisa usar estas receitas para pagar o aluguel do escritório, as taxas bancárias e todas as despesas fixas. Conhecemos estes recursos financeiros como caixa: dinheiro vivo ou recebidos no banco.

Como organizar as finanças da sua empresa de software?

Você deveria encontrar um bom gestor; esta pessoa deverá manter os controles financeiros da sua empresa sempre atualizados. Além disso, estabelecer um cronograma com frequência mínima necessária para fazer os lançamentos financeiros; isso evita problemas futuros devido à falta de informações no papel do controle interno (e também facilita quando for preciso pedir um empréstimo). Sendo assim, você ou outra pessoa deveria lançar estes dados diariamente à fim de ter as informações atualizadas a qualquer tempo.

Como monitorar o fluxo de caixa da sua empresa de software

O primeiro passo é monitorar o fluxo de caixa, este é essencial para a tomada de decisões. Como? Existem indicadores que podem ser usados para monitorar o fluxo de caixa. Por exemplo:

Planejamento financeiro

Aqui temos o segundo passo para organizar as finanças da sua empresa de softwares. É importante elaborar um orçamento anual e dividi-lo em quatro categorias: custos fixos, aumento de vendas, despesas administrativas e investimentos. Tá, mas o que preciso para elaborar esse orçamento?

Custos Fixos: O que você vai gastar no seu negócio nos próximos meses? Por exemplo: Salários e aluguel entram nessa categoria

Ao mesmo tempo, estipule um Aumento de Vendas: Quantos contratos tem com seus clientes? Quanto vai receber? A quantidade depende dos serviços que você oferece e atende à demanda dos clientes.

Despesas Administrativas: despesas com materiais, energia elétrica, telefone…etc são consideradas despesas administrativas na contabilidade da empresa.

Análise de lucratividade

O terceiro passo é analisar as receitas e custos dos serviços que você presta. É fundamental saber qual é a margem de lucro de cada um deles para poder definir como priorizar suas vendas. Para isso, você deve utilizar o Excel ou outro software similar e listar os serviços oferecidos por seu negócio. Em seguida, fará uma planilha (ou outro controle) que mostre quanto foi ganho com cada um desses, assim como os custos associados. Lembre-se que qualquer custo associado ao projeto/serviço deve ser considerado, essa análise servirá de base para precificações futuras.

Conclusão

O controle financeiro é fundamental para o sucesso de uma empresa de softwares, evitando que ela passe por problemas financeiros. Ou seja, é essencial saber quais despesas precisam ser feitas e como cobrar os clientes. Além disso, é importante sua empresa ter um fluxo de caixa bem estabelecido para guardar dinheiro e investir na própria empresa. Sabemos o quão difícil pode ser realizar este controle diariamente, mas, conte com a Controllertech para organizar as finanças da sua empresa e foque no que te gera mais valor, vender! Clique aqui e saiba mais.

Foto Ciro Freitas

Autor

Meu nome é Ciro Freitas e sou o fundador da Controllertech e idealizador do canal Investeconomic no Instagram. Tenho 36 anos e me formei em Administração de Empresas pela PUC-MG em 2009. Ao longo de 19 anos trabalhei em várias empresas de variados portes (sim! comecei aos 17). Inclusive, multinacionais da Índia e Itália, atuando sempre na área de controladoria e finanças.

Com toda essa bagagem, resolvi fundar a minha própria empresa de gestão financeira, que foi a área em que atuei por mais tempo e adquiri bastante conhecimento. Porque? Muitas pessoas querem empreender mas na maioria das vezes ficam perdidas com finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *